17/12/2009

Educação Musical (pt.1)

Não é falar mal, nem criticar, nem nada parecido, contudo, a juventude de hoje em dia cada vez mais é mergulhada numa maquina empresarial / musical que nos educa (mal) os ouvidos.

É por isso que como prenda de natal, venho por este meio talvez expor algumas das minhas/nossas influencias musicais, na vertente de hiphop.

Amante de hiphop, sempre me casei com a musica em geral, desde do Rock, ao Jazz, Blues, R&B, Soul... etc etc... Talevz por isso possa diferenciar os diferentes estilos e ama-los de igual forma.

The Notorious BIG

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Notorious_B.I.G.

Nascido no Brooklyn, New York. Desde jovem já traficava drogas em Bedford-Stuyvesant. Quando abandonou sua vida criminal, acabou por virar um rapper. Lançou o criticamente aclamado álbum Ready To Die em 1994, e se converteu na principal figura do rap da Costa Leste dos E.U.A. que tanto rivalizava com a Costa Oeste do país, que era liderada pelo brilhante rapper Tupac Shakur. A carreira de B.I.G. estava marcada pelas contínuas disputas entre as gravadoras Bad Boy Records e Death Row Records, quando B.I.G. foi apontado supostamente como o indiretamente responsável pela morte de Tupac Shakur (2Pac), no dia 7 de Setembro de 1996, porque em uma de suas letras revela que teve relações sexuais com Faith Evans a esposa de B.I.G., que morreria 6 meses depois da morte de Tupac, no dia 9 de Março de 1997, em circustâncias parecidas. B.I.G. é lembrado até hoje como uma lenda do hip hop. Seu disco duplo Life After Death, lançado pouco depois de sua morte, é um dos maiores álbuns de hip hop da história, com 26 milhões de cópias vendidas. The Notorious B.I.G. tem uma das melhores vozes da história para interpretar, e é um dos maiores rappers da história com 32 milhões de cópias vendidas em apenas 4 anos de carreira e 4 álbums lançados (2 póstumos) e uma compilação, e com 2 músicas em 1# nos EUA, com 3 semanas cada, e em boas posições.

Biggie também trabalhou com o artista mais bem-sucedido do mundo, Michael Jackson. Em 1995, compôs e cantou um rap para a canção "This Time Around" do megastar, e cerca de dois anos depois, estrelou a faixa "Unbreakable", porém esta só seria lançada em 2001, no disco Invincible.







Pra mim o MC, com mais valor e capacidades de todos os tempos, uma grande inspiração e, um dos pimeiros albuns que ouvi.

----

LL Cool J (Ladies Love Cool J)

http://pt.wikipedia.org/wiki/LL_Cool_J

James Todd Smith III (nascido em 14 de Janeiro de 1968), melhor conhecido como LL Cool J, é um artista americano de hip-hop e ator. Ele é mais conhecido por baladas românticas como I Need Love bem como pioneiro do pop rap com I Can't Live Without My Radio, I'm Bad, Boomin System, Mama Said knock You Out,Headsprung e 4,3,2,1. Já atuou também em vários filmes. LL Cool J é um das poucas estrelas do hip-hop de sua geração ainda ativos com uma carreira próspera por mais de duas décadas. Já lançou 12 álbums a uma compilação. Seu próximo álbum, Exit 13, será realizado em 4 de Setembro de 2007. O álbum vai ser o último de LL Cool J pela Def Jam, uma transação que durou por 22 anos. LL Cool J significa Ladies Love Cool James.Ele tem uma esposa e 4 filhos.







Aos 18 Anos, com seu primeiro album aos 16 lol, mestre do flow, e do hiphop de sedução, faz qualquer letra de amor, uma arma de sedução.

----

Eric B. & Rakim

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_B._%26_Rakim

O duo é geralmente considerado como um dos mais influentes e inovadores grupos do hip-hop. Durante a Era de ouro do hip hop, são universalmente conhecidos como o primeiro duo MC/DJ do rap. Os dois tinham uma química potente e cada um representou inovação: Rakim era o mestre das letras, com um talento bastante inovador que atirou o hip-hop e as suas letras para planos mais altos, com o uso de rimas internas, metáforas sofisticadas e ao mesmo tempo com um esforço embora metódico, incrível; Eric B. adicionou as batidas duras da banda Run-D.M.C.. com samples de James Brown, com um scratch bastante extenso, influenciando o hip-hop no final dos anos 1980 e inicio de 90, com os samples do Padrinho do Soul. Apesar de não terem tido muito sucesso no tocante a vendas, Eric B. & Rakim são considerados como um dos grandes grupos de hip-hop de todos os tempos e Rakim, devido á sua inovação, influência, importância histórica e perícia fabulosa, é considerado muitas vezes, por fãs e críticos, o melhor MC de todos os tempos da história do hip-hop. Quase todos os MC's modernos sentem-se de certa forma influenciados, pela técnica de Rakim. Eminem se diz um estudioso da sua técnica, usando até em letras da sua música alguns samples deste.







Das bandas mais directas e revolucionárias pra a altura, palavras pra que...

----

0 comentários:

Postar um comentário